8 de dez. de 2009

Igreja Gay: Uma vergonha para os evangélicos?


Obs. Tomem cuidado para diferenciar, na grafia, Igreja de igreja. Ou seja, a Igreja de Cristo de igreja, como igrejas locais, denominações, etc. Não sei se seria a pessoa mais indicada para comentar o ocorrido, o texto ou o título (que foi alterado, por sinal). Eu sou suspeito, pois a minha posição sempre será a da defesa da Igreja de Cristo. Seria bom que todos ouvissem um sermão do Pastor e missionário, Paul Washer, “Dez Acusações contra a igreja moderna” (YouTube), onde a 7ª acusação é: “Ignorância com relação a Natureza da Igreja”. Esta Igreja, que se acostumou falar contra, é a Igreja por quem Cristo deu a Sua vida.

Eu não vou defender nem um lado nem o outro do debate, mesmo por que não o ouvi. Seria leviano de minha parte falar dos participantes e suas opiniões, mas o debate em si, para mim é totalmente desnecessário. E pelo que foi dito, diria que o que se perdeu, foi a oportunidade de se pregar a Palavra de Deus.

O autor do texto disse assim: “Apenas afirmo que devemos ser mais misericordiosos, compassivos, agindo mais ou menos como nosso Mestre agiria. Recuso-me a acreditar que Jesus os rechaçaria. Também não acredito que Ele estimularia que Seus seguidores se entrincheirassem contra os homossexuais, como tem sido feito”.

Gostaria de analisar o: “agindo mais ou menos como nosso Mestre agiria”. A grande verdade, é que a maioria das pessoas não sabem COMO Jesus agiria. Aliás, sempre que se usa esse tipo argumento: “Jesus não faria assim…” sinto que falta temor de nossa parte ao afirmar isso. Primeiro quem somos nós para afirmar tal coisa? “Acaso anularás tu, de fato, o Meu juízo? Ou Me condenarás para que te justificares?” (Jó 40:8). No texto de João 8:3-11, por exemplo – Jesus usou de misericórdia para com a mulher adultera – diferente dos judeus praticantes que queriam aplicar a Lei (o juízo).

Usando de misericórdia, Jesus chamou os acusadores a uma análise de seus próprios pecados “Quem não tiver pecado atire a primeira pedra”. Mas Ele não parou por ai – perdoou a mulher e lhe disse, “VÁ E NÃO PEQUES MAIS”. Eis a fórmula de Jesus: Evangelho = restauração de vida, salvação, perdão, nova criatura, ETC..

Mas percebam que Ele não foi “politicamente correto” aconselhando-a a abrir uma igreja junto com as outras prostitutas já que os judeus não a aceitavam….

Não posso ser juiz e condenar, mas não posso tentar ser politicamente correto e concordar que hajam homossexuais salvos por Jesus e continuem na homosexualidade! Certamente Jesus condena a prática, e permanecer na prática em Seu nome é hipocrisia e blasfêmia. Aliás, a mesma de todo legalista!

Mesmo que não tenhamos um relato completo dos atos de Jesus nos Evangelhos, o restante da Bíblia retrata, assevera e deixa claro em todo Seu contexto, o que Jesus pensa.

Só para lembrar, a Bíblia é a Sua Palavra. E tudo o que está lá é o que Ele pensa e o que Ele pensa, é o que Ele FAZ. E uma coisa que, nunca…, repito, NUNCA Ele faria, seria, pactuar com o pecado. E Ele nunca concordaria com uma igreja Gay, assim como Ele não concorda com uma igreja que explora seus membros, assim como Ele não concorda com pastores que abusam espiritualmente das ovelhas de Cristo, assim como Ele não concorda com todas as igrejas que NÃO FAZEM MISSÕES….., eu poderia ir muito longe na lista!

Ah, uma coisa eu tenho certeza que Ele não faria. Ele nunca participaria de um debate desse tipo, ou de qualquer tipo. A única oportunidade que Ele teve para debater, Ele ficou calado, diante dos seus acusadores.

Enquanto nós perdemos tempo com debates que não levam a nada, Ele iria pregar arrependimento de pecados nas ruas, nos becos, nos valados. Aliás, é de lá que TODOS NÓS viemos. Nunca devemos nos esquecer disso. Aliás, também eu sou devedor a Ele pela salvação, pelo perdão, e misericórdia, que me tirou dos becos desta vida. E careço de Sua graça todo dia, até alcançar a estatura de varão perfeito!

Quando se diz, que essa igreja só existe para preencher uma lacuna deixada pela igreja, eu digo que esta é só mais um tipo de “igreja” sectária. Hoje em dia, é difícil ver igrejas plantadas por trabalhos missionários legítimos. O que vemos com frequência, são igrejas formadas por vaidade, divisões e conveniências. Esta não é diferente! Mas toda obra será provada pelo fogo um dia. Mas a culpa disso, eu tenho que concordar, é das igrejas tradicionais históricas. E por incompetência e desobediência ao Senhor Jesus!

Concordo plenamente com o autor do texto quando diz: “Se os gays fossem acolhidos em nossas comunidades, a fim de que fossem expostos à Palavra de Deus, eles não teriam qualquer razão para buscar uma igreja dedicada exclusivamente a eles.”

A verdadeira razão porque essa e outras igrejas existem, para “classes minoritárias” e de “excluídos”, aqui e pelo mundo, é porque nas igrejas, deixou-se de pregar sobre pecado nos púlpitos. Estudem a história da Igreja, e vejam se, e quando os pastores e pregadores acusavam todo tipo de pecado nos púlpitos, e levavam o povo a reconhecê-los e se arrependerem dos pecados, e cressem no Evangelho, se essas aberrações na igreja existiam? O que existia era o seguinte, quem era crente, era crente! E ponto final. Quem não aceitava o sermão do púlpito, saía fora e apedrejava a igreja. Isso é história.

Vai aqui um conselho. Estudem, leiam sobre a história da Igreja. Leiam as biografias de homens como Charles H. Spurgeon. George Whitefield, João e Charles Wesley, e Jonathan Edwards, e muitos outros, para aprenderem o que e como pregavam. Sermões históricos como “Pecadores nas Mãos de um Deus irado”, por Jonathan Edwards ou “A morte, da morte, na morte de Cristo”, por John Owen, não se escuta mais.

Preocupo-me, com a “moda” de se jogar pedras na Igreja de Cristo. O Senhor Jesus disse “Todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.” (Mateus 12:25) . Parem de falar contra a Igreja, e façam de tudo para que Ela se levante gloriosa como deve ser. Será que ninguém percebe que quando falamos contra a igreja, cada um está falando contra si mesmo?
Leiam em 1 Coríntios 12:12-31, se têm coragem! E verão que quando falamos contra um, falamos contra nós mesmos. Pois somos membros de um mesmo Corpo. Vale lembrar Mateus 7:3, nas palavras de Jesus: “Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?”

Ao invés de criticar, julguem com ousadia a palavra que sai da boca de todos que se dizem pastores, pregadores, da classe religiosa como gostam de falar! Essa é a autorização e autoridade que temos. Julgar a palavra pregada pela Palavra de Deus como faziam os bereanos. Se o ensino não bate com a Palavra então, considera aquele que fala, anátema (Gálatas 1:8).

Pr. Sergio Menga

0 comentários: