20 de nov. de 2009

igreja e Igreja!



Frank Viola explica e quebra a igreja em seu livro Reimagining Church, ele diz exatamente o que muitos pensam e não conseguem dizer sobre ser Igreja “pós-moderna”
Este paradigma está enraizado numa tentativa de praticar o Cristianismo sem pertencer a uma comunidade identificável que se reúne regularmente para adoração, oração, comunhão e edificação mútua. Os que defendem isso reivindicam que a interação social espontânea (como tomar café no Starbucks quando quer que desejarem) e amizades pessoais incorporam o significado Neo-testamentário de “igreja”. Aqueles que abraçam esse paradigma acreditam numa igreja sem forma, nebulosa, fantasma. Tal conceito está desconectado daquilo que encontramos no Novo Testamento. As igrejas do primeiro século eram comunidades localizáveis, identificáveis, possível de serem visitadas que se reuniam em um local em particular regularmente.
Esse ano em especial foi um ano de muitas pessoas escreverem metendo o pau na Igreja, todo o tipo de manifestação contra a Igreja não provem de Deus, e simples. O que devemos entender é o significado exato de quando falamos de Igreja Ekklesia da igreja institucional.
Se pegarmos todas as igrejas que estão se mantendo fora das correntes do cristianismo institucional, as grandes igrejas do mainframe “cristão” algumas delas não se reúnem em casa, cafés, lugares públicos, mas em lugares alugados. O ponto fraco visível e apalpável de suas reuniões se encontram em uma liturgia vazia, repetida regularmente a cada semana, passando despercebida por seus membros. Contudo se aparecer os “insastifeitos” pedindo e executado mudanças os lideres dessa igreja chamarão essas pessoas de “ovelhas negras”, censurando a irreverência deles e mostrando o “poder da igreja institucional”.

Na verdade todos que estão “metendo o pau” ou realizando coisas “bizzaras” na Igreja estão deficientes em relação à idéia de Igreja do Novo Testamento conhecida por ekklesia.



A ekklesia, significa sob as normas do Novo Testamento, é um grupo de cristãos que se reúnem em, para e pelo Senhor Jesus Cristo, exclusivamente. Infelizmente não vemos isso como um ponto básico hoje em dia. Além de ser uma assembléia de crentes que estão fortemente comprometidos com a Sua plena expressão dentro de sua comunidade. Jesus Cristo é o sangue que dá vida à ekklesia. Ele é o centro, a circunferência, o conteúdo, o foco e o ponto de reunião da comunidade. Os santos que se reúnem como ekklesia em um local em particular, estão consumidos com Cristo e nada mais.
A sua meta é fazer a ele visível em sua comunidade – sua marca é o crescente conhecimento no Senhor – e seu testemunho é um indiscutível amor de uns para com os outros.

Independe se é uma igreja em casas (vide espaço modular), igrejas institucional todas as igrejas que não estão caracterizadas por estas qualidades espirituais, não apenas perdem o passo, mas que estão dançando o rock equivocado.

A genuína ekklesia não está centrada em temas, pessoas ou doutrinas. Está centrada em Cristo. A ekklesia existe por uma razão e para um propósito exclusivamente – a indiscutível supremacia e centralidade de seu Senhor. De fato, desde o ponto de vista de Deus, a igreja é uma Pessoa, e não uma estrutura. É Jesus Cristo em sua expressão corporativa humana.

Se você não tem isso, não importa aonde você esteja, se é uma igreja em casa, cafés, igrejas institucional, você deve realmente fazer o papel da ekklesia do N.T, se não os problemas e crises vão estar enraizadas a uma dramática luta pelo poder, uma manipulação por impor um ponto de vista teológico ou uma falta de aceitação sobre certas personalidades, fazendo da verdadeira ekklesia uma simples Igreja.

Pelo fato de muitos não entenderem a diferença de igreja e Igreja ekklesia, muitos deixam de somar com a ekklesia e passam a destruir a Igreja que Deus deixou para fazer diferença no mundo.

Frank Viola está realmente certo pelo menos nesse ponto quando diz que as igrejas do primeiro século eram comunidades localizáveis e identificáveis, mas será que ele está falando de igreja ou da igreja ekklesia?

jotamossadihj.jpg

0 comentários: