28 de out. de 2009

A Cabana




Capa do livro e o escritor: Willian P. Young
Willian P. Young é pouco conhecido no meio literário, mas o seu primeiro livro, A Cabana, deu notoriedade a um simples pai de família que não tinha nenhuma intenção de escrever um Best Seller.

Ele nasceu em Alberta, no Canadá, mas passou grande parte de sua infância em Papua Nova Guiné, junto com seus pais missionários em uma comunidade tribal. É formado em teologia e por isso conhece bem a bíblia e o contexto eclesiástico evangélico.

Young escreveu esta história primeiramente para presentear os filhos no natal de 2005, logo depois, alguns amigos leram esse pequeno livreto e ficaram tão impressionados com o conteúdo que enviaram para 26 editoras na esperança de ver se alguma delas publicaria o livro. Mas todas o rejeitaram.

O grande problema foi que as editoras seculares rejeitaram  livro por relatar muitos fatos referentes a Jesus, o que o tornaria uma obra estritamente cristã; já as editoras evangélicas o rejeitaram dizendo possuir muita heresia, sendo uma obra não-cristã. Sendo assim, dois amigos de Young, resolveram publicar por conta própria e vender aos amigos, a partir daí A Cabana não parou mais de vender e até hoje está na lista dos mais lidos.

O Livro conta a historia de Mackenzie, que sofre um trauma na infância e projeta isso para Deus, por isso vive uma religiosidade fria, não passando de um religioso em crise consigo mesmo e com Deus. Essa crise se agrava quando sua filha é sequestrada e morta por um maníaco em uma cabana, é a partir daqui que o livro se torna interessante. Mack recebe um bilhete de Deus para O encontrar na mesma cabana onde sua filha havia sido morta.

E é nesse encontro sobrenatural que o autor vai trabalhar as questões da sua concepção sobre Deus e suas lutas, além disso, vários outros assuntos interessantes são tratados quando Mack tem a oportunidade de dialogar com cada pessoa da Trindade, tirando suas duvidas sobre Deus, a origem do mal, o perdão, igreja, religiosidade e outros assuntos

O livro é excelente e recomendo, mas não como manual de teologia ou doutrina, e sim como ficção.
Alguns pastores estão criticando o livro devido ao conceito de Deus como Pai-Mãe ou Deus-mulher, pois na primeira aparição de Deus à Mack, Ele se apresenta em forma de uma mulher afro-americana (no próprio livro Young explica o porquê). É importante lembrar que na bíblia Deus sempre é representado como masculino, nos termos como Pai, Senhor, Soberano. Nunca representado como Deusa, mulher, ou atributos feminino como encontrado em outras religiões antigas.

Outro ponto importante também é que alguns afirmam que Young trabalha o conceito herético do Modalismo (saiba mais aqui na Wikipedia) , no entanto, ele não esta preocupado em passar esse conceito e sim explicar o relacionamento da trindade na salvação, isto é, “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo” (2 Coríntios 5.19).

É importante não só no livro A Cabana, como em qualquer outro, sempre ter um olhar critico, para saber reter sempre o que é bom.

Sendo assim, boa leitura e se prepare! O final é surpreendente.
Que Deus venha te abençoar bastante na leitura deste livro.

Ramon.


0 comentários: